
sábado, 8 de dezembro de 2012
domingo, 11 de novembro de 2012
OFICINA DE DUBLAGEM
Nos dias 5 e 6 de
Novembro, participei da Oficina de Dublagem, promovido pela Papito, Expresso98. Da rádio Gazeta. Foi muito interessante
esta participação pois o professor, NELSON MACHADO, é uma lenda viva da dublagem no Brasil, quem não conhece a voz do Quico , no programa
do Chaves. Só por isso já valeu o
investimento. O que aprendi, que para ser dublador a pessoa antes tem que ser
um artista e não ter medo de pagar “mico”.
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
Rádio "Blá Blá Blá"
Durante esta semana,29/10 a 02/11, a Escola Municipal José Rech, participou do programa Expresso 98, pela Gazeta FM, de Sobradinho, no programa do Papito, que abre espaço para as escolas fazerem a programação e exporem seus projetos educacionais.
Creio que nossa escola alcançou êxito, contando com a participação de alunos e professores. Parabéns para toda a Escola, e nosso muito obrigada aos ouvintes que participaram através de torpedos, telefone, msn, pois esta participação foi determinante para o sucesso da programação.
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é edicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
O nome Palmares foi dado pelos portugueses, em razão do grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje, estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.
O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região. No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital era Macaco, na Serra da Barriga.
A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.
O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594). Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.
Referencias Bibliográficas:
Hamze, Amélia, Profª da FEB/CETECISEB/FISO-Barretos ahamze@uol.com.br disponível em http://www.brasilescola.com/sociologia/dia-consciencia-negra-heroi-chamado-zumbi.htm, pesquisado em 22/10/2012.
Dia da Consciência Negra disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra, pesquisado em 22/10/2012.
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
JUSTIFICATIVA
Como trabalho em duas escolas, este blog servirá para postagem
de ambas, pois administrar um blog já é complicado, imagina dois.
Trabalho na E.E.E.F. Lindolfo Silva pela tarde. No Estado comecei trabalhar em outubro de 1991, lá se vão 21 anos. Como
passou rápido. Trabalho com Séries Iniciais, atualmente trabalho com um terceiro
ano.
Trabalho na parte da manhã, na E.M.E.F.José Rech, no município
de Passa Sete, desde março de 2007.Trabalho com as séries finais lecionando História
que é a minha formação acadêmica.
terça-feira, 25 de setembro de 2012
TEXTO E HIPERTEXTO
A elaboração de texto bem como a leitura e compreensão do mesmo sempre foi um desafio para qualquer estudante, porém com a atual tecnologia isto se tornou algo mais atraente através do hipertexto.
O hipertexto foi criado por Theodore Nelson na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, esta forma de elaboração e leitura de texto permite ao leitor a possibilidade de ampliar o conhecimento na mesma proporção em que decorre a leitura normal, proporcionando a interatividade, o que não acontece em uma leitura linear .
Sendo assim a tecnologia educacional é cada vez mais importante para aquisição de um bom conhecimento.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
LINDOLFO SILVA
TECNOLOGIAS NA ESCOLA
A tecnologia está presente em toda a escola.
Existe
a disponibilidade de utilização destas, através do:
Laboratório de Informática
Sala de Vídeo
Os alunos fazem uso freqüente destas
tecnologias estimulados pelas professoras principalmente da séries finais.
Assinar:
Postagens (Atom)